A Biodanza®

A Biodanza® é uma proposta de desenvolvimento humano criada, na década de 60, por Rolando Toro, um antropólogo e psicólogo Chileno, como forma de devolver ao homem um caminho de “integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida, baseada em vivências induzidas pela dança, pela música e por situações de encontro em grupo”.

Em Biodanza® recupera-se o sentido sagrado e celebrante do tempo remoto, em que o encontro, a dança e a música se assumem como instrumento de vinculação capaz de unir os membros de um grupo em rituais de celebração e de significação.

É tão simples que nem sequer é preciso saber dançar: o movimento natural responde à música e ao grupo deixando fora da sala os padrões estéticos e a procura pela "resposta certa”. Dança e dançarino estão em presença e de mão dada com a totalidade da própria vida humana.

Com encontro marcado uma vez por semana e duração de duas horas, as sessões de Biodanza® fundamentam-se num modelo teórico-operativo de grande abrangência e coerência, que põe grupos a dançar por todo o mundo e com os seus efeitos comprovados por inúmeros estudos científicos sobre saúde e bem-estar.

Quando encarada como processo de desenvolvimento vivencial, a Biodanza® favorece a espontaneidade e a elaboração criativa, o equilíbrio orgânico, a harmonia e a regulação entre acção e descanso. Revelam-se potenciais adormecidos no quotidiano e também o encontro com a alegria, o prazer de viver e a autoestima.

Com o tempo de prática, chega a capacidade de escolher e empreender mudanças existenciais. É pois um caminho que se vai construindo, semana após semana, pelo movimento que se torna pleno de sentido, na experimentação real vivenciada: encontro com o presente intensamente vivido - lugar e instante de contacto com o profundo, subjetivo e irrepetível que é a Vida.

Nesta abordagem grupal são a música, o canto e a dança que induzem o processo pelo qual podemos viver uma maior convergência entre o que pensamos, o que sentimos e como agimos, integração feita em movimento: uma oferta para quem procura a expressão inteira da sua própria Identidade.

"A Biodanza não é somente um conjunto de exercícios com músicas ou um sistema convencional de expressão das emoções, mas sim, uma nova visão da Vida, um processo de desenvolvimento humano, de integração da identidade, de transformações internas  e desenvolvimento das potencialidades humanas."

Rolando Toro, criador do Sistema Biodanza®

Um pequeno vídeo sobre

o que  é novo na abordagem da Biodanza®

face à estética da dança tradicional.

Vídeo sobre Biodanza