Artigo: Os sete Poderes da Biodanza - A MÚSICA

Os Sete Poderes da Biodanza® são: a Música, o Movimento Integrado, a Vivência, o Contacto e a Carícia, o Grupo, o Transe e a Regressão e a Expansão de Consciência e colaboram, em conjunto, para o seu processo central: a Integração da Identidade.

Este conjunto de mecanismos conquista a qualidade de Poder em Biodanza® porque de forma sistémica está presente e actuante em todas as sessões, embora contribuam de forma diferenciada para o objectivo específico de cada sessão, consoante o tema que se esteja em foco.

A Música aparece naturalmente em primeiro lugar já que é uma linguagem universal de ligação, de afinidade e vínculo, sendo desde tempos imemoriais convocada tanto para o quotidiano como para os rituais e celebrações.

Howard Gardner afirma mesmo que a inteligência musical é a primeira forma de inteligência que se manifesta nos recém-nascidos, sendo captada apenas algumas horas após o nascimento.

A música permite a invocação das forças e dos elementos da natureza, reproduz o bater do coração e até a ligação com as dimensões ancestrais e cósmicas. Ela transcende a cultura e a língua, porque nos fala directamente ao lugar das emoções e assim gera simplesmente a alegria, a tristeza, a raiva, o amor…

Assim escutamos um tango e com ele chega a paixão, o fogo e a força de realizar o que ambicionamos; escutamos uma valsa e somos inundados pela leveza, abrindo os braços à harmonia e ao belo; ao som de uma batucada de tambores somos chamados ao ritmo e ao contacto com a terra e com uma bossa nova deixamo-nos levar pela doçura e calor ondulante.

Em Biodanza® toda a música é orgânica e assim capaz de gerar respostas psico-fisiológicas tendentes à homeostase (equilíbrio interno). Ela contém atributos que geram uma resposta motora específica, seja de ritmo, fluidez, tónus ou sentido de unidade, para dar alguns exemplos.

Neste sentido ela é deflagradora - acontece antes de pensar e é utilizada para favorecer a integração entre os sentidos, a acção-movimento e as emoções-sentimentos, procurando a manifestação dos próprios potenciais e a sua integração harmoniosa no todo da identidade de cada aluno.

A selecção de músicas em Biodanza® obedece a critérios semânticos concretos e não a critérios estéticos. As músicas utilizadas favorecem o movimento e a expressão autênticas no aqui e no agora da vivência.

Catarina Almeida, 2Jan17

1 / 1

Please reload

 

Para apoiar um dia tranquilo eis uma música que dançamos  e que faz parte de uma lista de  dez músicas capazes de diminuir a ansiedade e cujo efeito foi comprovado por neurocientistas.

Dança criativa dos 3 vínculos