Artigo: Os sete Poderes da Biodanza - A EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA

Os sete Poderes da Biodanza® são: a Música, o Movimento Integrado, a Vivência, o Contacto e a Carícia, o Grupo, o Transe e a Regressão e a Expansão da Consciência. Todos convergem para o seu processo central: a Integração da Identidade.

O conjunto de sete Poderes conquista esta qualidade porque todos eles estão presentes em todas as aulas, embora naturalmente em dimensões diferentes, consoante o tema que se esteja a dançar.

A consciência de si e do mundo forma-se no viver e no interagir e corresponde à nossa capacidade de perceber quem somos e como é o mundo, a partir da própria história.

 

A consciência é mediada pela percepção, que, ao limitar a realidade, nos permite assim a sua organização, devolvendo-nos uma ideia de qual é o nosso lugar no mundo. Os nossos sentidos só são capazes de organizar e entender uma pequena parcela da infinidade de estímulos que nos rodeiam, pelo que a sua organização consciente se torna conceptual e simbólica.

 

Para que possamos operar neste mundo fechamo-nos em hábitos mentais e intelectuais e valorizamos a informação, que se torna estéril e desligamo-nos de nós e dos outros, caminhando para nos limitarmos a ser infelizes nas nossas vidas mecanizadas e rotineiras.

 

Em Biodanza a expansão da consciência é um fruto da entrega e do envolvimento com o processo de integração e é também resultado da maturidade vivencial, possibilitando o acesso à experiência suprema de se sentir enamorado pela Vida e em pertencer e participar em sintonia com o fluxo criador-constante do Universo.

 

Disponibilizar-se para descobrir de novo o mundo pela vivência, pela música e pela dança é reencontrar a capacidade de se encantar, de brincar, de explorar e de perder o controlo, abrindo assim campo para encontrar a sabedoria própria de quem esteve presente na intensidade e profundidade do Aqui e Agora da Vivência.

 

Por ser real e ampla, esta sabedoria é fruto da experiência vivida e sentida, vai além da ideia ou elaboração intelectual e corresponde ao reencontrar e reassumir da vinculação primordial com toda a Vida, o que potencia o sentimento de unidade dentro de si e de harmonia com o pulsar de todo o universo.

 

Depois de vivenciar esta experiência suprema é natural descobrir-se um lugar maior de respeito por toda a existência e um novo sentido para a Vida pela expansão do vínculo consigo, com os outros e com toda a natureza.

 

Nestes estados especiais de consciência ampliada reencontramos o caminho de acesso à sacralidade da Vida.

 

Catarina Almeida, 30Abr17

1 / 1

Please reload