Artigo: Os sete Poderes da Biodanza - O MOVIMENTO INTEGRADO

Os sete Poderes da Biodanza® são: a Música, o Movimento Integrado, a Vivência, o Contacto e a Carícia, o Grupo, o Transe e a Regressão e a Expansão da Consciência. Todos convergem para o seu processo central: a Integração da Identidade.

O conjunto de sete Poderes conquista esta qualidade porque todos eles estão presentes em todas as aulas, embora naturalmente em dimensões diferentes, consoante o tema que se esteja a dançar.

Em Biodanza® , o movimento integrado, distancia-se da construção estética-performativa e da repetição mecânica de que se vestiu a evolução da dança. É então retomada a sua qualidade originária de manifestação e de expressão conectada às raízes que constituem o Humano e a sua relação com os outros e com o Mundo.

A dança já vem contida na música e o participante convoca a sua Vida e o seu próprio movimento que se torna em linguagem permanentemente actualizada no Aqui e Agora da sua produção vivencial. Animado pela música o movimento que surge é expressão da Vida que encontramos dentro, e junto à qual se reencontra a harmonia e também a totalidade do Eu.

Este movimento ganha o seu pleno sentido e convida ao próprio a Ser de forma integral - casando o mundo psicológico com o mundo da corporeidade.

 

Entrega-se a quem faz Biodanza® a capacidade de atuar positivamente, e em função de si mesmo, diante dos desafios e complexidade do quotidiano.

A Biodanza® apela à maior de todas as Artes: a Arte de Ser.

Catarina Almeida, 9Jan17

1 / 1

Please reload

 "I Dance With my heart"

O delicioso testemunho de Alonzo King sobre a verdade da dança e de como ela dá vida às melhores qualidades do humano.