Artigo: Os sete Poderes da Biodanza - O GRUPO

Os sete Poderes da Biodanza® são: a Música, o Movimento Integrado, a Vivência, o Contacto e a Carícia, o Grupo, o Transe e a Regressão e a Expansão da Consciência. Todos convergem para o seu processo central: a Integração da Identidade.

O conjunto de sete Poderes conquista esta qualidade porque todos eles estão presentes em todas as aulas, embora naturalmente em dimensões diferentes, consoante o tema que se esteja a dançar.

O humano é gregário por natureza. Basta atender às condições em que nascemos e recordar que somos incapazes de nos alimentar e estamos indefesos e que, nesta condição de vulnerabilidade, é no seio de um grupo que somos cuidados, que crescemos e que aprendemos, capacidades essas que nos distinguem enquanto espécie.

 

As mudanças na sociedade e na família fazem com que deixe de estar disponível uma comunidade onde todos se conhecem pelo nome e faz crescer o anonimato e o isolamento a ponto de não sabermos quem são os nossos vizinhos – podemos encontrar-nos sózinhos no meio de uma multidão de desconhecidos.

 

Desta raíz comunitária floresce assim uma das funções mais evoluídas a que o humano tem acesso: a vinculação, que se fortalece a partir da relação consigo próprio para depois dar lugar à conexão com o outro-seu semelhante e que se expande e sublima na relação com a Natureza e com toda a vida.

 

A função do grupo, em termos de local de aprendizagem, de troca e de reconhecimento é reforçado em Biodanza, por isso ela se constitui com base num encontro regular e na construção de uma matriz afectiva e autêntica, na qual cada participante encontra contexto para o seu processo de desenvolvimento e para a expressão e integração da sua identidade.

 

Pela pauta orientadora a que responde, o grupo regular de Biodanza desempenha as funções de acolhimento, atenção, protecção, cuidado, aceitação, estímulo, facilitação, permissão, experimentação, exploração, valorização e integração.

 

Cada Grupo de Biodanza® é singular e constrói a sua própria identidade colectiva, com os seus temas, história, visão, programa, sequência e que são fruto da participação igualitária de cada aluno e da influência do estilo pessoal do seu facilitador.

 

Sendo cada grupo único, o encontro repetido semanalmente nas aulas de Biodanza®, abre progressivamente caminho para o estabelecimento da verdadeira vinculação e funciona como matriz de estruturação da identidade e para o desenvolvimento dos elementos que a ele se vinculam, participam e que o constituem.

Catarina Almeida, 6Fev17

1 / 1

Please reload